O que é remarketing e como recuperar uma venda

 

 

A estratégia de remarketing é muito utilizada atualmente e bem simples de aplicar, é uma técnica que consiste em reimpactar uma pessoa que ja teve um contato com seu produto, serviço ou com sua marca.

Sabe quando você procura um produto na internet, por exemplo ” Tênis Nike ” e depois em todo lugar aparece para você uma propaganda disso, então isso é o remarketing, ou seja a empresa esta mostrando publicidade para você por que você acessou a pagina dela ou teve contato com ela em algum momento.


Como funciona o Remarketing na prática?

 

Primeiro é interessante você saber que o Google basicamente tem dois serviços que estão ligados, o Google ADS e o Google Adsense, a diferença entre eles é que o Google ADS é feito para você poder criar seus anúncios e o Google Adsense é aonde você ganha dinheiro com o Google, isso mesmo.

Você pode fornecer um espaço no seu site para ele colocar publicidade através da rede de display do Google, e é ai que o Remarketing entra, pois ele é exibido nesses espaços, aonde a pessoa pode colocar um anúncio diretamente nesse local através do Google, ou com base no que o usuário acessou na internet, pode ser exibido um anúncio de remarketing.

Geralmente quando você acessa um site ou a página de um produto ou serviço, essas páginas tem um código instalado que é chamado de Pixel do Facebook no caso do Facebook e no caso do Google é chamado de Tag do Google ADS.

Quando você acessa uma página que tem esse código ele marca seu navegador e você pode passar a fazer parte de um público segmentado dentro do Facebook e do Google, e ao acessar outros sites como por exemplo o terra, uol ou muitos outros, se eles tiverem um bloco do Google Adsense por exemplo, a empresa pode exibir um anúncio personalizado para você.

Isso mesmo com base na página da empresa que você acessou ela pode mostrar nesses sites um anúncio somente para você referente ao produto ou serviço que você acessou recentemente, no caso do Facebook ele não tem acesso a outros sites, mas uma vez acessada a página que tenha um pixel do Facebooké possível mostrar um anúncio segmentado dentro do Facebook e do Instagram com base no que você visitou.


Aonde o Remarketing é mostrado?

 

No Google ele é mostrado na Rede de pesquisa e na Rede de display que tem mais de dois milhões de sites e alcança mais de 90% das pessoas na Internet, que corresponde aos locais abaixo

  1. Na busca do Google
  2. Em sites parceiros que são muitos
  3. No youtube
  4. No Gmail

No Facebook e no Instagram eles aparecem dentro dessas plataformas em diversos locais como.

  1. Feed de noticias
  2. Facebook Marketplace
  3. Feeds de vídeo do Facebook
  4. Coluna da direita do Facebook
  5. Explorar do Instagram
  6. Caixa de Entrada do Messenger
  7. Feed de grupos do Facebook
  8. Facebook Stories
  9. Instagram Stories
  10. Dentre outros locais

 

Quais os tipos de Remarketing?

 

Temos dois tipos de remarketing

  1. O padrão, que é quando você exibe um anúncio genérico, por exemplo, a pessoa acessa o site da sua empresa e você apenas mostra uma arte falando da sua empresa, mas seria a mesma independente da página, serviço ou produto que a pessoa viu.
  2.  O Remarketing Dinâmico que é mais usado em lojas virtuais que é quando a pessoa acessa um produto ou serviço e você mostra para ela exatamente esse produto quando ela visualiza seu anúncio em outro site.

Como saber se da para fazer Remarketing em um site?

 

Quando você vai usar o Google ADS você pode fazer algumas pesquisas dentro da plataforma deles, mas uma forma fácil é acessar um site como o terra ou algum outro e ver aonde são exibidas as propagandas, e ver se elas tem uma letra i como na imagem abaixo, se tiver indica que aquele é um anúncio do Google e pela plataforma do Google ADS você pode anunciar diretamente ali ou usar aquele local para fazer Remarketing.

 

Como é feito o Remarketing ?

 

De uma forma bem resumida e não muito técnica, os anunciantes podem criar públicos dentro das plataformas de anúncio como o Google e o Facebook, para isso basta ter o pixel do Facebook e Tag do Google ADS instaladas no site, e uma vez instalado os códigos no site eles vão enviar informações para as duas plataformas.

Dai é possível por exemplo criar um público para cada página ou produto de um site, e uma vez esse público criado é possível depois fazer um anúncio somente para quem viu aquela página , imagine que você entra em nosso site e clica na página que fala de criação de sites, se criarmos um público de quem acessou essa página, podemos depois fazer um propaganda apenas para esse público.

Nesse exemplo somente iria ver nossa propaganda quem acessou essa página, e esse seria um anúncio de remarketing simples, pois existe os feitos de forma dinâmica, pois imagine uma loja virtual com 10.000 mil produtos, seria muito complicado fazer o remarketing para cada produto.

Nesse caso é possível fazer de forma automática, ou seja é possível ver qual produto você visitou e depois fazer um remarketing desse produto de forma automática, como por exemplo quando você procura por geladeira ou algum outro eletrodoméstico no Google, você logo começa a ver em todo local aquele mesmo eletrodoméstico que você procurou e isso é feito de forma automática.

Qual é a vantagem do Remarketing ?

 

Na maioria das vezes o cliente não compra o produto ou entra em contato para saber mais sobre seu serviço ou mesmo para pedir um orçamento na primeira vez que ele acessa o seu site,  pois em geral ele pode estar a princípio fazendo apenas uma pesquisa ou mesmo no meio da busca ele acaba sendo interrompido e acaba saindo para fazer outra coisa.

E ao voltar ele pode não lembrar de você ou como somos bombardeados por informações o tempo todo ele pode se interessar por um outro produto ou serviço ou mesmo não lembrar seu nome para poder falar com você ou comprar seu produto.

E nesse ponto o remarketing vai relembrar seu cliente sobre seu produto ou serviço em outros momentos, e se você quiser ate mesmo usando outros argumentos e ofertas que chamem a atenção do usuário, e isso gera um impacto grande nas suas vendas e na percepção do seu cliente.

Pois como dizem “quem não é visto não é lembrado” e como ele começa a ver você em todo os locais ele pensa, nossa ele deve ser bom mesmo pois ele está em todos os locais, quando na verdade você está em todos os locais mas apenas para ele, porque ele teve contato com seu produto ou serviço.

E geralmente o remarketing é uma propaganda mais barata, pois diferente por exemplo de um outdoor aonde somente uma pessoa pode anunciar, e todas que passam no local observam a mesma propaganda, mesmo ela não fazendo sentido para a maioria das pessoas.

No remarketing é diferente, imagine um site, ele pode der 100.000 acessos simultâneos e no mesmo local pode ser exibida a propaganda de 100.000 empresas diferentes, sendo que cada anúncio é altamente relevante para cada usuário, pois ele mostra algo que ele tem interesse com base nos sites e produtos que ele visitou.

Usando essa estratégia você pode atingir seu cliente de uma forma mais barata e também recuperar muitas vendas que seriam perdidas caso o cliente não visualiza-se ou tivesse um novo contato com você, pois relembrar ele de 1 a 5 dias pode aumentar muito a recuperação de compras que seriam perdidas.

 

O Remarketing ajuda no branding e na percepção de marca?

 

Sim, uma vez que o usuário acaba vendo sua marca mais vezes e em diversos locais diferentes, você acaba construindo sua marca para aquele cliente, mas suas campanhas devem ser alinhadas com o posicionamento, propósito e valores que sua marca deseja ter.

Simplesmente colocar um monte de propaganda na frente dos clientes vai fazer o efeito contrario e irritar ele, é preciso ter um estratégia de distribuição de conteúdo e de frequência também para você atingir seu objetivo.


Quando devo fazer o Remarketing ?

 

Sempre que você quiser reimpactar um cliente que não fez um compra ou não fez a ação que você gostaria no seu site, ou quando você quiser trabalhar o branding e a percepção de marca da sua empresa, pois ele vai ajudar seu cliente a.

  • Ter mais consciência sobre sua empresa ou produto.
  • Aumentar consideração dele por você.
  • Aumentar suas vendas recuperando compras não realizadas.
  • Vai ajudar ele a ver sua marca muitas vezes maior do que realmente ela é.
  • Gerar uma maior conexão com sua marca
  • Ajudar a fidelizar seu cliente
  • Gerar mais valor para ele pois geralmente você somente mostra o que ele tem interesse

 

Bom é isso, o tema pode ser muito aprofundado mais com esse artigo você ja consegue ter uma boa base, se chegou ate aqui você realmente é um pessoa determinada 😀 parabéns e se precisar conte conosco.

 

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