Qual a diferença entre E-mail Marketing e Automação de E-mail Marketing

 

 

Quando pensamos em enviar um e-mail para nossos clientes ou prospect temos a opção de enviar manualmente pelo nosso e-mail ou pelo cliente de e-mail que utilizamos seja o Outlook, Thunderbird ou algum outro.

Porém se temos que enviar para muitos contados começa a ser um trabalho oneroso e não é muito eficiente, até mesmo porque ao enviar não temos como saber quantos foram entregues, se o e-mail foi clicado e nem mesmo saber se o e-mail foi aberto ( mesmo tendo a confirmação de leitura a pessoa pode escolher não informar quando abre um e-mail ).

Nesses casos para ganharmos em agilidade o primeiro estágio seria usar o sistema de e-mail Marketing, que pode nos ajudar a entrar em contato com muitos clientes de uma vez e nos fornecer relatórios.

Vantagens do e-mail marketing

O tradicional E-mail Marketing é um e-mail que você envia de sua conta de e-mail ou de uma plataforma de e-mail marketing para seus clientes ou leads, mais enviando de uma plataforma especifica para isso você tem várias vantagens.

 

  • Você pode reaproveitar os templates mais facilmente
  • Pode enviar para centenas de cliente com um click
  • Pode saber se os clientes abriram o e-mail
  • Pode saber se clicaram no e-mail
  • Pode saber que hora cada e-mail foi aberto
  • Pode saber se um e-mail não existe mais
  • Dentre outros tipos de relatórios

 

Porém sempre que quiser informar alguma coisa para seus clientes ou enviar uma promoção você tem que iniciar esse processo manualmente, o que é interessante pelo fato que permite por exemplo você enviar e-mail para mais 1.000, 10.000, 100.000 e-mails ou mais em apenas alguns minutos com um clique.

Mais quando começamos a pensar em um funil de vendas ou seja, um processo para fazer nosso cliente ou lead se interessar pelo nosso produto a medida que vamos passando informações para nosso cliente começa a ficar complicado.

Pois é preciso dai usar estratégias diferentes para cada e-mail de forma individual por exemplo, ao enviarmos um e-mail se o cliente abriu enviamos outro, mais se não abriu podemos enviar o mesmo mais com um título diferente, e fazer isso manualmente é muito trabalhoso, dai que entramos na automação de e-mail marketing.

Na automação de e-mail marketing

Você tem todas as vantagens do e-mail marketing e ainda outras vantagens pois pode criar uma rotina, ou seja um passo a passo de e-mails que o cliente vai receber, e com isso você pode ir nutrindo o lead com informações e promoções de forma automática fazendo ele descer o seu funil de vendas, e tudo isso colocando ele apenas uma vez nessa listagem, por exemplo.

 

  • 1° – Primeiro dia – Cliente entrou na lista recebe um e-mail de boas vidas
  • 2° – Segundo dia – Cliente recebe um e-mail com dicas
  • 3° – Terceiro dia – Cliente recebe um e-mail com uma oferta
  • 4° – Quarto dia – Cliente recebe um e-mail com dicas
  • ……

 

E isso pode ser bem mais elaborado pois você pode colocar algumas condições a essa sequência, por exemplo

 

  • 1° – Primeiro dia – Cliente entrou na lista recebe um e-mail de boas vidas
    • Se o e e-mail for valido ele segue para o segundo dia
    • Se o e-mail por invalido removemos ele da lista
  • 2° – Segundo dia – Cliente recebe um e-mail com dicas
    • Se ele abriu o e-mail podemos enviar o terceiro e-mail
    • Se ele não abriu podemos enviar novamente o e-mail com a dica mais em outro horário ou outro titulo
  • 3° – Terceiro dia – Se o cliente abriu o e-mail do segundo dia enviamos uma oferta
  • 4° – Quarto dia –
    • Se o cliente comprou enviamos um e-mail com dicas do produto
    • Se não comprou enviamos um e-mail para fazer a quebra de objeções
  • ….

 

O interessante é que uma vez configurada essa rotina, você pode aplicar a todos os clientes que você colocar na lista e validar se ela funciona ou não, ou seja, você não precisa ficar enviando manualmente os e-mails para seus clientes ou verificando cada um, colocando o e-mail nessa lista ela vai fazer o trabalho todo para você.

É possível até mesmo dar pontuação de acordo com a navegação do cliente no site e com isso você pode mover ele para uma outra sequência de e-mails que seja mais interessante levando em conta os produtos que ele tem mais interesse e com isso sua comunicação com seu cliente sera mais relevante para ele.

Aonde é interessante aplicar a automação de e-mail marketing?

O interessante é você ter um funil de vendas, dai com base nesse funil, ou seja no estágio que seu cliente está, você vai montando a sequência de envio de e-mails mais adequadas para cada etapa, com isso você mantem sempre um contato com o cliente e vai trabalhando para ele ir descendo no funil e fazer a compra do seu produto ou serviço.

Com isso você tem menos trabalho e vai adicionando outras estratégias de venda em conjunto como remarketing por exemplo, isso lhe possibilita estar em contato com muito mais clientes do que se o processo fosse realizado manualmente enviando o e-mail para cada um deles.

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